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Clube de Jornalismo do Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Lê-se nas linhas orientadoras do documento de Educação para a Cidadania que “[a] prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.»
Lê-se também que «[a] escola constitui um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimensões da educação para a cidadania, (...) [nomeadamente,] a educação para os media.» Assim sendo, um Clube de Jornalismo será, inequivocamente, um espaço onde se espreitam os acontecimentos do quotidiano através dos diferentes suportes disponíveis e onde se orienta a comunidade escolar para uma boa prática de cidadania consistente com uma democracia participativa ou ativista, isto é, uma democracia em que a participação social se efetiva por meio de diferentes mecanismos, para além do voto. Numa democracia participativa, a participação política é o principal valor democrático – e não pode ser completamente substituída pela representação. O ideal participativo supõe cidadãos atentos ao desenvolvimento da coisa pública, informados dos acontecimentos políticos, capazes de escolher entre as diversas alternativas políticas e interessados em formas diretas ou indiretas de participação. Os media são, por isso, fóruns que buscam dar maior legitimidade aos sistemas democráticos através da descentralização dos processos de tomada de decisão e da participação popular. Um clube de jornalismo na escola é um primeiro passo para a habilitação e empoderamento dos jovens no sentido de alargar a sua consciência cívica através de atitudes, preocupações e ações cruciais para a defesa do estado de direitos, da democracia e dos direitos humanos.
A Escola tem um papel crucial no desenvolvimento da literacia mediática, ao criar condições de acesso e oportunidades de aprendizagem que capacitem os alunos para o uso competente, crítico e responsável dos media para produzir, comunicar e para o exercício da cidadania e contributo para o bem-estar comum. Assim, um Clube de Jornalismo visará o desenvolvimento de competências de literacia mediática, nomeadamente, que descubram factos por meio da investigação ou pesquisa adequada, nomeadamente, através da verificação e da procura do contraditório.
Um Clube de Jornalismo oferecerá uma abordagem interativa para permitir que os alunos desenvolvam ou consolidem competências consistentes com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, a saber, cognitivas e metacognitivas, sociais e emocionais, físicas e práticas, e que assentam num conjunto de princípios e de valores que são os elementos orientadores de um currículo focado nas competências, sustentadas em conhecimentos sólidos, organizadas como aprendizagens essenciais. Para além disso, espera-se também que desenvolvam paixões e trabalho colaborativo com docentes e outros colegas.
O Clube de Jornalismo do Agrupamento de Escolas da Figueira da Foz é uma proposta dos docentes João Paulo Guardado, Teresa Carriço, Marta Ribas e Vítor João Oliveira.
O Clube de Jornalismo terá como objetivos:
- conhecer e interessar-se pelos assuntos da atualidade, do mais próximo (família, escola, localidade) ao mais distante;
- desenvolver a capacidade de debater ideias, defender pontos de vista e argumentar;
- desenvolver capacidades orais e escritas de comunicar uma ideia, um acontecimento, uma opinião; - distinguir diferentes tipos de textos mediáticos (informativos, opinião, publicitários...);
- tomar consciência da existência de informação verdadeira e informação falsa e saber distinguir uma da outra;
- familiarizar-se com o trabalho que envolve o processo da produção jornalística: seleção de textos e imagens, linha editorial, secções temáticas, titulação, paginação, grafismo, fotografia;
- redigir textos informativos;
- compreender os diferentes usos das TIC e explorar o potencial das TIC para efeitos de pesquisa e aprendizagem;
- usar de forma ética e responsável a informação;
- desenvolver o gosto pela informação e o espírito crítico;
- alargar os horizontes de interesses e de conhecimentos em diferentes áreas;
- desenvolver competências de trabalho de grupo;
- informar, educar e entreter a comunidade educativa do AEFM;
- promover a coesão e integração dos alunos na comunidade escolar e educativa do AEFM;
- incentivar e cultivar talentos.
O Clube de Jornalismo integrará docentes e alunos de quaisquer ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas Figueira Mar e será coordenado por um grupo de docentes e alunos empenhados e empreendedores, cujo objetivo é relatar as notícias relacionadas com a escola e a comunidade em geral. Os docentes e alunos trabalharão em conjunto para pesquisar, escrever, editar e publicar conteúdos, cabendo aos primeiros a responsabilidade editorial final.
O objetivo tangível do Clube de Jornalismo será produzir conteúdos que darão corpo a duas edições digitais do Jornal do AEFM (a primeira no 1.º período e a segunda no 2.º período) e a uma edição simultaneamente digital e em suporte de papel no 3.º período.
O Clube de Jornalismo será um espaço que visa oferecer aos alunos uma experiência que é em si mesma uma simulação de uma experiência do mundo real já que permitirá que experimentem uma variedade de tipos de jornalismo e ganhem experiência real que não apenas fica bem num currículo, mas que pode criar confiança para iniciar para carreira jornalística.
Os alunos que se venham a inscrever no Clube de Jornalismo serão depois, considerando a respetiva manifestação de interesses e preferências, alocados a secções diferentes em que poderão ser investigadores, escritores e editores de notícias, resenhas e sinopses, artigos de opinião e reportagens. Espera-se, por isso, que escrevam e editem notícias sobre eventos escolares e locais, e que realizem entrevistas com membros da Direção, professores, colegas e pessoas da comunidade. Espera-se também que o Clube de Jornalismo responda às preocupações da comunidade escolar sobre a escola e a vida social, nomeadamente, através de uma coluna de aconselhamento educativo, psicossocial e psicológico, em colaboração, por exemplo, com os Serviços de Psicologia e Orientação do AEFM.
O Clube de Jornalismo guiar-se-á pelos princípios seguintes:
- imparcialidade: sem discriminação de nacionalidade, raça, crenças religiosas, classe ou opiniões políticas. Será sempre dada prioridade aos casos mais urgentes do ponto de vista do interesse escolar e educativo.
- neutralidade: os membros do Clube de Jornalismo não tomarão partido em hostilidades nem se envolverão em controvérsias de natureza política, racial ou ideológica.
- serviço voluntário: os membros do Clube de Jornalismo não estarão motivados por interesses e preferências egotistas.
Clube de Jornalismo reunirá quinzenalmente em dia e hora a divulgar e em local a designar pela Direção do AEFM. Todos os alunos do Agrupamento de Escolas Figueira Mar podem integrar o Clube de Jornalismo do AEFM, bastando, para o efeito, preencher o formulário de inscrição que será disponibilizado na página do AEFM até 20 de outubro.








































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