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Escola Bernardino Machado regressou de Salamanca
Estão de regresso os alunos e professores da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, que participaram de 12 a 16 de fevereiro numa visita de estudo a Salamanca. Durante cinco intensos dias, professores e alunos descobriram a cidade e a região, através de um conjunto de atividades organizadas pelo Albergue Lazarillo de Tormes. No primeiro dia, após a receção e a sessão de boas vindas, os jovens, acompanhados pelos professores, partiram à descoberta de Salamanca, numa atividade de geocaching que consistiu em descobrir pontos de interesse cultural e histórico da cidade, seguindo pistas e interrogando os transeuntes. Durante dois dias, realizaram-se visitas guiadas que orientaram o grupo, de professores e alunos, na descoberta da história e do riquíssimo património da cidade. Nestas sessões, percorreram-se as ruas da cidade e, sempre que possível, entrando no seu interior dos edifícios, explicaram-se aspetos artísticos, os estilos arquitetónicos e a história dos monumentos mais emblemáticos de Salamanca: a ponte romana, a Casa das Conchas, as duas Catedrais, a Igreja de São Martinho, o Palácio Fonseca, o Palácio de Monterrey, a Casa das Mortes, o Convento de las Dueñas e o de S.Estevão, a Universidade de Salamanca e os diversos colégios, para só mencionar os mais relevantes. Constituiu passagem obrigatória e referência incontornável a Plaza Mayor, que exaustivamente explicada possibilitou, igualmente, compreender um pouco melhor a história de Espanha e a relevância de Salamanca na cultura do ocidente. Outros sítios e locais de interesse patrimonial foram igualmente visitados pelo grupo. Referimo-nos, por exemplo, ao Verraco, às esculturas do Lazarillo de Tormes, ao horto de Calisto e Melibea, à Cueva del Diablo, lugares associados às lendas e à literatura salmantinas mais tradicionais.
A Casa Lis e o seu Museu de Arte Nova permitiram aos jovens perceber uma Salamanca diferente, mais sofisticada e industrializada. A região e a envolvência foram, igualmente, integradas neste rico e extenso programa. Num trajeto de autocarro, especificamente organizado para o efeito, em pouco mais de uma hora se passou do campo charro à nebulosa serra de França, com o seu microclima e vegetação atlânticas e às suas aldeias mais pitorescas: Mogarráz, La Alberca e Miranda del Castañar. Locais onde o grupo permaneceu durante o terceiro dia do programa para conhecer a realidade destas aldeias históricas. Durante toda a visita, as referências aos ilustres de Salamanca foram constantes: Frei Luís de León, Teresa de Ávila, Cervantes, Unamuno, consolidando e recordando os conhecimentos dos participantes. Mas nem só de conhecimento e cultura se tratou: foi também um programa rico em convívio, partilha e sãs emoções. E como todos viram a rã… voltarão, um dia, a Salamanca!
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Concurso Municipal de Ideias de Negócio
No âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (19 municípios) a edição de 2018 realizou-se no dia 13 de março de 2018, no Auditório do Museu Municipal, com a participação de várias escolas da Figueira da Foz. A Escola Secundária Dr. Bernardino Machado participou com três projetos de empreendedorismo, um apresentado pelos alunos do 9ºD, coordenados pela professora Isabel Esteves e dois apresentados pelos alunos do 11º G, com a supervisão da professora Rosa Freire.
Alunos da Escola Bernardino Machado participaram no Concurso Municipal de Ideias de Negócio
Decorreu no dia 13 de março, no Auditório Municipal Dr. Santos Rocha, o 5º Concurso Municipal de Ideias, promovido pela CIM Região de Coimbra e pela empresa Gesentrepreneur, no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas. Participaram, além dos projetos do 2º e 3º ciclos, os 10 projetos do ensino secundário e profissional, selecionados previamente pelo júri, por entre as 21 candidaturas inicialmente apresentadas. A Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) esteve representada por três projetos de empreendedorismo, três propostas de negócio: @Figueira, do 3º ciclo, desenvolvido pela turma do 9º D e apresentado em palco pelos alunos Daniela Santos, Duarte Veloso, Rúben Gomes e Sara Ribeiro; Arm Charger, apresentado pelo aluno Afonso Correia, da turma 10º G e o projeto Diabetic, apresentado por Bernardo Farias e David Reis, também alunos da turma 10º G. O Agrupamento de Escolas Figueira Mar agradece a todos os que contribuíram para mais esta no evento municipal de empreendedorismo jovem, às professoras Isabel Esteves e Rosa Freire e principalmente a todos os alunos do 9º e do 10º ano envolvidos neste projeto.
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Alunos da Escola Bernardino Machado foram ao Geoparque de Arouca
Os alunos do 10º e do 11º ano, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), do Curso de Ciências e Tecnologias e alguns alunos do Ensino Especial, acompanhados pelos respetivos professores, realizaram no dia 18 de abril uma visita de estudo aoGeoparque de Arouca e ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas/CIGC. O Geoparque de Arouca e o CIGC (Museu de Sítio, conhecido internacionalmente pela recolha, inventariação e exposição das maiores trilobites do mundo) constituem um património geológico de excecional importância, reconhecido como tal pela Rede Europeia e Rede Global de Geoparques da UNESCO. Têm como propósito a geoconservação e a educação para o desenvolvimento sustentável. A sua diversidade geológica, decorrente de processos geomorfológicos e tectónicos, possibilita inúmeros pontos de interesse, tais como: as trilobites gigantes de Canelas, os icnofósseis do vale do Paiva, o granito nodular da Castanheira, vulgarmente conhecido como “pedra parideira”, a cascata mais alta da Europa designada por Frecha da Mizarela, o afloramento de quartzodiorito da Granja, o campo de dobras da Castanheira e os afloramentos na região de Espiunca. Assim, esta visita de estudo teve por objetivos a caracterização litológica da zona assim como o seu enquadramento geotectónico, integrando, em contexto real, os conhecimentos teóricos administrados na disciplina de Biologia e Geologia; conhecer a importância dos recursos naturais na sociedade humana, caracterizar a biodiversidade do ecossistema, bem como aspetos de equilíbrio ecológico e fomentar relações interpessoais e os aspetos relacionados com a autonomia.
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