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 Concurso Escola Alerta 24/25 – 21.ª Edição

  

Participação do Agrupamento de Escolas Figueira Mar–Escola Secundária    Dr. Bernardino Machado – Figueira da Foz

 

Projeto: “Juntos, erguemos a nossa voz por mais e melhores acessibilidades na Figueira da Foz!”

 

Objetivos: Promover a valorização de TODOS os alunos, através da sua participação ativa nas múltiplas atividades contempladas neste Projeto; Criar um leque diversificado de possibilidades de identificar, observar, pensar, refletir, questionar, problematizar, criticar, argumentar, agir, interagir, dialogar, propor e de transformar, com a finalidade de se verificarem mudanças que sejam uma mais valia para TODOS os cidadãos; Promover o envolvimento de TODOS os alunos, considerando as especificidades de cada UM, de modo a fomentar a sua curiosidade, o seu interesse e a sua motivação, direcionados para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, garantido aos discentes o pleno exercício dos direitos de cidadania, inerentes a qualquer membro de uma sociedade democrática; Valorizar a diversidade de pontos de vista, argumentos, recursos e metodologias, como ponto de partida no desenho, planificação e concretização das medidas de atuação de cariz social, cívico e público; Contribuir para uma escola e uma sociedade que se querem ainda mais justas, equitativas e inclusivas; Apostar no trabalho colaborativo entre os alunos e entre estes, os professores e restantes intervenientes, convidados a participar neste Projeto, valorizando os relacionamentos interpessoais (formais e informais); Criar oportunidades de partilha de experiências, vivências, conhecimento, inovação e desenvolvimento; Contribuir para a formação de uma consciência mais aberta, sensível, atenta aberta e crítica; Sensibilizar os alunos para a identificação das principais barreiras à participação social, na Figueira da Foz, nomeadamente nos domínios das acessibilidades aos meios edificados e ao mercado de trabalho; Alertar os discentes para a importância de se agir para derrubar as referidas barreiras, que impedem a promoção da igualdade de oportunidades, não descurando outros obstáculos, como os decorrentes da multiculturalidade, cada vez mais notória no nosso Agrupamento, levando à necessidade de promover a interculturalidade, o diálogo entre alunos oriundos de diferentes culturas, valorizando-se o respeito pela diferença, pela diversidade.

Este Projeto integra atividades que se complementam e que visam reconhecer a necessidade de criar novas acessibilidades físicas e de requalificar outras preexistentes, tanto no exterior, como nos edifícios (públicos e privados) da comunidade, contribuindo para sensibilizar a comunidade para a importância de mais e melhores acessibilidades na Figueira da Foz, de modo a garantir o direito à participação de TODOS os cidadãos num mesmo espaço, com as adaptações necessárias, assim como o acesso ao emprego para TODOS. Estas atividades surgem associadas à união patente no mote “Juntos, navegamos pela inclusão” e ao trabalho colaborativo entre professores, alunos, representantes do Poder Local, de empresas locais e encarregados de educação. Metodologias: Ativas - Trabalho colaborativo; Projeto e aprendizagem cooperativa. Recursos educativos digitais, analógicos e outros: Canva, Google Meet; Questionário Google Forms: seleção de uma amostra (de alunos) para respetivo preenchimento e elaboração de conclusões; Saídas para o exterior, com o propósito de identificar barreiras e fazer registos fotográficos das mesmas, para ilustrar bons e menos bons exemplos de acessibilidades, para a elaboração de um vídeo - Campanha de sensibilização “Por mais e melhores acessibilidades na Figueira da Foz”; Brainstorming; Role play/Entrevista “À conversa com…” (Representantes do poder local, Diretor do Agrupamento e Encarregada de Educação) e Interpretações musicais. Estas atividades, desenvolvidas nas disciplinas de Português; TIC; Área de Estudo da Comunidade, Sociologia e com docentes de Educação Especial, conduziram os alunos a reconhecer a importância de melhorar as acessibilidades, como forma de se garantir uma cidade (Figueira da Foz) ainda mais inclusiva, tanto em contexto escolar, como comunitário, mas também a nível planetário e global, nas sociedades de todo o mundo. Pontos fortes: Foi notória e notável a participação ativa dos alunos em todas as atividades, o que contribuiu para que as suas consciências se tornassem mais abertas, sensíveis e críticas. Destaca-se a recetividade de representantes do poder local para serem entrevistados e reconhecerem o interesse dos alunos pela transformação de aspetos na cidade e na escola que promovam a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Não se registaram quaisquer pontos fracos. Parcerias: Câmara Municipal da Figueira da Foz; Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião; CFAE Beira Mar; Rede de Inclusão; Associação Salvador; Centro de Formação Profissional; APPACDM; Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Fig. da Foz; Entidades da sociedade civil; Empresas locais; Imprensa local; Associações de Pais e Enc. de Educação; Associações de Estudantes e Gabinete do Sr. Ministro da Educação.

 

Agrupamento de Escolas Figueira Mar